Torta de Frango
boagosteiamei 2 votos

Torta de Frango

Ingredientes:

Frango:

* 1 peito de frango NUTRIFRANGO
* 1 cenoura grande
* 1 talo de salsão com folhas
* 3 folhas de louro
* 5 grãos de pimenta-do-reino
* 2 cravos-da-índia
* 3 xícaras (chá) de água

Recheio:

* 1 peito de frango NUTRIFRANGO cozido e desfiado
* 1 xícara (chá) de caldo do cozimento
* 1 cebola
* 3 dentes de alho
* 2 tomates
* 1 colher (sopa) de manteiga
* 1 colher (sopa) de farinha de trigo
* 1 gema de ovo (reservar a clara)
* sal e pimenta-do-reino moída (a gosto)

Massa:

* 4 xícaras (chá) de farinha de trigo
* 1 colher (chá) sal
* 1 colher (chá) de fermento em pó
* 200g de manteiga gelada cortada em cubinhos de 1cm
* 1 lata de creme de leite com soro gelado

Montagem:

* 1 xícara (chá) de queijo gruyère ralado
* 1 clara de ovo
* 1 gema para pincelar (opcional)

Modo de Preparo:

Frango:

1. Lavar a cenoura e o salsão e cortá-los em três pedaços. Descascar e cortar a cebola em quatro partes. Colocar os ingredientes em uma panela de pressão juntamente com o frango, a água, as folhas de louro, os cravos-da-índia e os grãos de pimenta. Tampar e levar ao fogo alto.
2. Aguardar até que a panela comece a apitar, abaixar o fogo e deixar cozinhar por mais 15 minutos. Desligar o fogo e, quando a pressão terminar e o vapor sair, abrir a panela com cuidado.
3. Retirar o peito de frango e voltar o caldo ao fogo médio, desta vez, sem tampar a panela.
4. Retirar e descartar a pele (se tiver) e o osso do frango, desfiar a carne com dois garfos, ou então, colocar os pedaços de frango em uma batedeira e bater em velocidade baixa até que o frango esteja completamente desfiado.

Recheio:

1. Descascar e picar a cebola e o alho finamente. Tirar a pele dos tomates , corte-os em metades, descarte a semente e pique-os em cubos.
2. Levar, em uma panela, a manteiga ao fogo médio, e quando estiver derretida, junte a cebola, tempere com sal e pimenta-do-reino e refogar, mexendo sempre, até dourar. Juntar o alho e mexer por mais um minuto.
3. Acrescentar os tomates e cozinhar, sem parar de mexer, até formar uma pasta.
4. Adicionar o frango desfiado, temperar com sal e pimenta-do-reino e misturar. Polvilhar com a farinha de trigo, misturar e desligar o fogo. Regar com o caldo e misturar.
5. Juntar a gea e mexer. Voltar a panela ao fogo médio e mexer por cerca de um minuto até atingir uma consistência grossa. Se necessário, temperar com sal e pimenta-do-reino.
6. Desligar o fogo e reservar.

Massa:

1. Preaquecer o fogo a 180ºC.
2. Colocar a farinha, o sal e o fermento em uma tigela grande. Juntar os cubinhos de manteiga e, com as pontas dos dedos, misturar até formar uma farofa grossa. Dica: quanto mais pedaços de manteiga espalhados pela massa, mais crocante ela fica.
3. Juntar o creme de leite e amasse apenas para formar uma bolota.

Montagem:

1. Dividir a massa em três partes, reservando uma parte para fechar a torta.
2. Formar uma bola com 2/3 da massa e transferir para uma superfície polvilhada com farinha. Com o auxilio de um rolo, abrir a massa num formado arredondado até ficar grande o suficiente para cobrir o fundo e as laterais de uma formas de 24 cm de diâmetro.
3. Transferir a massa para a forma. Com os dedos, pressionar a massa contra as laterais e o fundo da forma e retirar as sobras da massa.
4. Fazer furos no fundo da massa com um garfo. Cobrir a massa com papel manteiga e preencher o fundo de forma com feijões crus, apenas para fazer o peso. Levar ao forno por 20 min.
5. Retirar a massa do forno e retirar o papel manteiga com os feijões.
6. Polvilhar o fundo da torta com metade do queijo ralado, cobrir com o recheio do frango e polvilhe novamente com o restante do queijo.
7. Abrir o resto da masa com o rolo e fechar a torta com ela. Com as pontas dos dedos, pressionar as beiradas e retirar o excesso de massa. Com uma faca, fazer um pequeno corte em cruz no centro da torta para que, ao assar, o vapor saia.
8. Com o retante da massa, fazer bolinhas de cerca de 1,5 cm para decorar a torta. Molhe a base de cada bolinha na clara de ovo reservada por toda a beirada da torta.
9. Pincelar a massa com uma gema de ovo batida com 1 colher (chá) de água, levar para assar no forno préaquecido por 40 minutos ou até dourar.

Dica: Servir quente, mas fria também é gostosa!

Fonte: site GNT

© 2013 · Nutrifrango Alimentos Ltda. Rodovia BR116 Km 210, Picada São Paulo · CEP 93990-000 · Morro Reuter - RS · Fone (51) 3569 1099 / Fax (51) 3569 1436.        Desenvolvido por laerte.com.